Os coelhos-anões ou coelhos europeus vivem em grupo num complexo sistema de tocas chamando lura. Numa *colônia vivem até 200 coelhos. Capim e folhas são seu principal alimento, mas eles podem comer grãos e causar danos a árvores jovens. Durante o ano, as fêmeas têm várias ninhadas - de três a nove filhotes em cada uma.
Nome científico: Oryctolagus cuniculus
Tamanho: Corpo: 35-45 cm
Habitat: Pradarias e bosques
Distribuição: Europa e noroeste da África. Introduzida na Austrália e na América do Sul.
Glossário - (*):
Colônia: 1. Grupo de migrantes que se estabelecem em terra estranha. 2. Grupo de pessoas que se estabelecem noutra regiãos do seu país. 3. Lugar onde se estabelece qualquer desses grupos. 4. Região pertencente a um estado e situada fora de seu âmbito geográfico principal; possessão domínio. 5. Estado posto sob a autoridade de outro; protetorado. 6. Indivíduos de uma nação que vivem com país ou cidade estrangeira, e seus descendentes que conservam suas tradições, características culturais, religiosas, etc. 7. Conjunto de pessoas que se agrupam para determinado fim. 8. Conjunto de organismos da mesma espécie e que vivem juntos. 9. Conjunto de espécies diferentes que vivem num todo isolado. 10. Grupo de cédulas contíguas derivadas de uma célula ancestral, e que vivem sobre uma superfície sólida. 11. Nas fazendas, grupo de casas de colonos.
- Colônia agrícola
- Colônia de enraizamento
- Colônia de povoamento
Rápida e *dotada de longas patas traseiras, a lebre-européia também chamada de lebre-comum, é ativa principalmente no *crepúsculo e à noite. Passa o dia em um buraco forrado de capim - a toca -, escondido no meio da vegetação. Alimenta-se de folhas, brotos, raízes, bagas, frutos, fungos, cascas e gravetos.
Nome científico: Lepus europaeus
Tamanho: Corpo: 44-76 cm
Habitat: Campos abertos, bosques
Distribuição: Europa e Ásia. Introduzida na Austrália e Américas do Norte e do Sul.
Glossário - (*)
Dotada: 1. Que recebeu dote. 2. Que tem dotes. 3. Prendado.
Crepúsculo: 1. Luminosidade, de intensidade crescente ao amanhecer (crepúsculo matutino) e decrescente ao anoitecer (crepúsculo vespertino), proveniente da iluminação das camadas superiores da atmosfera pelo Sol, quando embora escondido, está próximo do horizonte. 2. Decadência, declínio; ocaso.