segunda-feira, 6 de setembro de 2010

As zebras são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas?

Um dos mais antigos membros da família do cavalo, a zebra africana parece muito mais exótica do que os cavalos e jumentos comuns. No entanto, se assemelha bastante aos primeiro ancestrais dos equinos.

Os zoólogos ainda não desvendaram todos os mistérios genéticos que existem por trás da pelagem listrada que caracteriza a zebra. O padrão de cores alternadas funciona bem em seu ambiente nativo, desviando até 70% do calor que atinge o corpo [fonte: The International Museum of the Horse - em inglês]. O arranjo das listras acrescenta mais uma dimensão intrigante à biologia animal, tendo em vista que o padrão em cada zebra é único. Em especial, as listras dos ombros, ou cernelhas, abrigam as marcações mais individualizadas.

Listras das zebras
©iStockphoto.com
Talvez Michael Jackson estivesse pensando em zebras quando escreveu a canção "Black or White"

Caso você esteja vestindo uma roupa com listras de zebra em local movimentado, é quase inevitável que alguém o aviste, facilmente. Na selva, porém, as listras da zebra funcionam, na verdade, como camuflagem para repelir seus principais predadores: leões e hienas (em inglês). Já que os animais vivem em rebanhos, os especialistas acreditam que a massa de listras possam confundir os predadores ao agir como ilusão de óptica que dificulta distinguir os espécimes individuais. Consequentemente, um grupo de 10 zebras pode parecer um gigantesco borrão listrado que um leão preferiria não encarar sozinho. Para mais informações detalhadas sobre esse disfarce natural, leia "De que maneira as listas de uma zebra funcionam como camuflagem?"

Em larga medida, esses ungulados - ou animais dotados de cascos - preferem se manter unidos a viver solitários, migrando por até 500 km a fim de se alimentar [fonte: Holland - em inglês]. Mesmo antes do acasalamento, grupos de zebras solteiras se alimentam juntos. Depois, os garanhões conduzem um grupo de zebras fêmeas, conhecidas como seu harém. As listras únicas promovem esse comportamento social, porque ajudam os animais a distinguir uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário