terça-feira, 7 de setembro de 2010

Macaco - pata ou Macaco - vermelho

Nome Comum: Macaco-pata
Nome em Inglês: Patas Monkey
Nome Científico:
Erythrocebus patas
Filo:
Chordata

Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae

Características:

Comprimento: 90cm (macho), mais 90 cm de cauda
Peso:7 to 13 kg
Altura: 50 to 70 cm
Distribuição Geográfica: só vivem na África. As espécies têm uma distribuição larga por por todo Sa
hara, desde o oeste africano até o ocidente africano. Também ocorren no sul de Camarões.
Habitat: Eles vivem principalmente em savana e bosques. São predominantemente terrestres.

Reprodução: a reprodução é sazonal e acontece entre dezembro e janeiro.
Número de crias: 1
Período de gestação: 170 dias
Peso ao nascer: 504.5 gramas
Maturidade sexual das fêmeas: 3 anos
Maturidade sexual dos machos: 4 a 4,5 anos
Alimentação: Macacos-Pata são onívoros. A dieta consiste principalmente em frutas e insetos mas também inclui folhas, raízes, e ovos de pássaro

Tempo de vida: 24 anos
Comportamento: Macacos-Pata vivem em grupos sociais nos quais só as fêmeas são membros permanetes. Quando os machos deixam o grupo natal na maturidade sexual, eles podem unir-se a um grupo de machos ou viver um estilo de vida solitário. Normalmente só um macho por grupo está presente. Grupos podem consistir em dez a quarenta membros. O realcionamente entre grupos não são amigáveis.

Normalmente um bando de macacos-pata é constituído, pelo menos, por uma dezena de fêmeas e um único macho. Os que sobram formam o bando dos celibatários. Mas o guia do grupo é sempre uma fêmea, e são as fêmeas que lutam quando dois bandos se defrontam.

Além de seu papel como reprodutor, o macho só é útil quando algum predador ameaça o bando. As fêmeas e filhotes imóveis ficam imóveis e calados, enquanto o macho foge ruidosamente, atraindo o predador em seu encalço.

Os macacos-patas vivem nas savanas africanas, do Senegal ao Quênia. São macacos terrestres especialmente velozes na corrida. A pelagem do macho é de um ruivo brilhante no dorso apresenta-se um pouco mais clara.

Sua alimentação consiste em capim, frutos, bagas, grãos e cogumelos. Quase não bebem; contentam -se com a dos frutos e do orvalho. Não há estação de acasalamento: a fêmea tem um ciclo de trinta dias e os nascimentos são sazonais e ocorrem entre dezembro e janeiro. O filhote, que é sempre único, permanece com a mãe até tornar-se independente. Não existem "creches", como ocorre entre os babuínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário