terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cuidando da cria

A maior parte dos mamíferos alimenta seus filhotes e os protege durante os primeiros estágios da vida. Muitos chegam a ensinar os pequenos a procurar e caçar sua comida, e a se defender do perigo. Alguns mamíferos adultos mantêm os filhotes escondidos em tocas ou lugares secretos. Se estão sendo ameaçadas, as mães pegam as crias com a boca, levando-as para um local seguro.

  • Mãe e professora
A fêmea do guepardo é uma mãe zelosa. Quando a cria está com cerca de seis meses, ela começa a ensiná-lo a procurar seu próprio alimento. E chega a trazer presas vivas para que o pequeno mesmo cace e, assim, aprenda a matar. Ela costuma esperar seus filhotes completarem 2 anos para só então deixar que se virem sozinhos. A fêmea do guepardo dá à luz de dois a oito filhotes por ninhada. Entretanto, 90% desses filhotes morrem antes de chegar à idade adulta.

Á direita: Marsupiais como os cangurus dão à luz filhotes ainda não completamente formados. As minúsculas criaturas precisam "nadar" entre os pêlos da mãe para chegar à bolsa marsupial onde podem mamar o leite materno e completar seu desenvolvimento.

Canguru e o filhote já desenvolvido ----->














Acima: Cuidar do pêlo um do outro é uma importante
atividade para animais como os macacos.
Essa mãe observa atentamente o pêlo do filhote para
tirar sujeira e pulgas.


  • Criando os filhotes
Embora muitas espécies cuidem de seus filhotes por um certo período, nenhuma outra gasta tanto tempo e energia criando e alimentando a prole quanto os mamíferos. Entre eles, há filhotes que conseguem se locomover assim que nascem. Os cavalos, capazes de andar imediatamente após o nascimento, são um bom exemplo. Mas há casos em que o filhote é indefeso. Nesse grupo estão os cãezinhos, que nascem praticamente cegos. Os pais desses filhotes precisam despender muito tempo para cuidar deles nos primeiros estágios.

  • Alimentando as crias
A fêmea alimenta os filhotes com o leite que suas glândulas mamárias produzem. Os bebês sugam o leite nas tetas ou bicos das glândulas mamárias. Ele contém todos os nutrientes de que os pequenos precisam durante as primeiras semanas de vida. Animais como os porcos, que têm um grande número de filhotes, possuem várias tetas para que todos possam mamar de uma só vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário